04/11/2020 • Curiosidades

PREHNITA

A misteriosa pedra que acalma a mente e protege o coração.

Prehnita? Não se espante se nunca tiver ouvido falar sobre ela. Até alguns amantes do tema podem estranhar o nome desta pedra que é tão cheia de significados e ao mesmo tempo tão incomum.

Prehnita bruta. Fonte: Google

DESCOBRINDO A PREHNITA

O mineral que hoje é tão utilizado na meditação e considerado o hype da joalheria, é uma jovem descoberta do mundo moderno, diferentemente de cristais mais antigos, como a sodalita e o quartzo rosa.

A prehnita recebeu este nome em homenagem ao militar holandês Hendrik Von Prehn, que encontrou o mineral durante expedição no Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, em meados do século 18. Esse novo mineral, um silicato composto por cálcio e alumínio, foi então catalogado pelo mineralogista alemão Abraham Gottlob Werner, sendo o primeiro nomeado em homenagem a uma pessoa.

COISA RARA

Devido à descoberta de novos depósitos de prehnita na Ásia, África e Europa, hoje em dia já é possível ter mais acesso à pedra que até 2004 ainda era considerada rara, podendo ser encontrada apenas na Austrália e ocasionalmente nos Estados Unidos.

Prehnita bruta. Fonte: Google


APARÊNCIA


TONALIDADE

A Prehnita é um mineral da classe dos silicatos, geralmente de cor verde claro e que também pode apresentar tonalidades de marrom amarelado e branco.

As gemas encontradas na Austrália possuem tonalidade ainda mais amarelada, enquanto as americanas são levemente azuladas. As preferidas são as africanas, como as de Mali, que possuem um tom de verde claro que lembra a cor de maçãs verdes.

As tonalidades mais raras são: laranja, incolor e azul. Curiosidade: Na China, a prehnita verde também é conhecida popularmente como “jade uva”, por lembrar a cor leitosa da pedra jade, mas em um tom de verde mais claro, que remete à uva verde asiática.

prehnita amarelada da austrália
Prehnita australiana. Fonte: Google
prehnita azul de nova jersey, eua
Prehnita de Nova Jersey, EUA. Fonte: Google
prehnita verde de mali, áfrica
Prehnita africana de Mali. Fonte: Google



prehnita laranja
Prehnita laranja. Fonte: Google

O mineral também pode apresentar algumas inclusões de outros cristais, como o epídoto, o que causa a aparência de pequenos fios no interior da pedra e deixando-a ainda mais única e interessante:

prehnita com epídoto
Prehnita com Epídoto. Fonte: Mundo Mineral


FORMATO

Sua formação é irregular, pois como a prehnita surge em cavidades entre rochas, ela vai preenchendo o espaço então vazio e assim tomando forma. Portanto, seus formatos podem ser muito distintos:


Quando utilizada na criação de acessórios, sua aparência leitosa faz com que designers prefiram as lapidações lisas, como os cabochons. As pedras mais transparentes são geralmente facetadas, para ganhar ainda mais valor.

prehnita em cabouchon
Prehnita com lapidação cabouchon. Fonte: Google


USOS E PROPRIEDADES

AUTOESTIMA E VÍCIOS

Acredita-se que o cristal é muito poderoso para quem lida com problemas de baixa autoestima, pois encoraja o indivíduo a acreditar em si mesmo e por isso também é recomendada como auxiliar no tratamento de vícios.

MEDITAÇÃO

É uma pedra que ensina a estar em harmonia com a natureza e as forças elementais e é também a escolha certa para quem procura crescimento espiritual, pois auxilia na comunicação do espírito através da meditação e até da projeção astral.

Acredita-se que o cristal fortaleça a força vital e a energia, além de incentivar o perdão e a aceitação, ambos fatores ditos importantes na meditação.

PROTEÇÃO E CURA

É associada ao chakra cardíaco, pois cria um escudo protetor contra as energias negativas, quando usada próximo ao coração.

Alguns curandeiros tradicionais utilizam esse cristal para aumentar a imunidade.

MEMÓRIAS E SONHOS

É considerada a pedra das recordações, pois ajuda a abrir mão das memórias mais dolorosas, guardando apenas o que faz bem e eliminando tudo o que não for bom ou necessário, inclusive no campo do amor e até dos bens materiais.

Já no campo dos sonhos, o cristal é conhecido por aliviar pesadelos e medos profundos, trazendo-os à tona para serem curados.


PREHNITA NA ROSA VALVERDE


Agora que você já aprendeu tudo sobre a prehnita, encontre esta pedra mágica combinada a cristais de rocha e zircônias, em semijoias com design exclusivo e produzidas manualmente com metal banhado a ouro 18k, na coleção ATELIER Rosa Valverde.

A coleção que já é um sucesso, recebeu novos modelos que estão super atualizados com as principais tendências de moda e você pode ver agora alguns deles, que já estão disponíveis na nossa loja online:

Confira também a coleção completa do nosso ateliê em uma de nossas lojas e apaixone-se!

Até a próxima!

Fontes:
https://www.s2a3.org.za/bio/Biograph_final.php?serial=2242
http://www.royaldiadem.com/2013/05/prehnite/
https://www.gemselect.com/gem-info/prehnite/prehnite-info.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prehnita
https://www.foro-minerales.com/forum/viewtopic.php?p=125640#125640




Envie um Comentário