13/11/2020 • Dicas

AMAZONITA

Do rio Amazonas para o mundo

A amazonita é uma das pedras mais brasileiras que existem, pois carrega em seu nome, uma homenagem ao maior dos rios do nosso país.


O MITO DA DESCOBERTA

Reza a lenda que índios encontraram os primeiros exemplares do mineral verde no rio Amazonas. Embora o fato jamais tenha sido confirmado, o cristal segue tendo papel importante na cultura e tradição das tribos locais que além de usarem como adorno, consideram-na uma pedra sagrada de cura.


CARACTERÍSTICAS

Tecnicamente falando, a amazonita é um mineral rico em potássio chamado feldspato microclina. Apesar do nome complicado, o fesldpato pertence a uma classe de minerais que está presente em 60% da crosta terrestre e pode apresentar diferentes características. Destas, a nossa “pedra do Amazonas” – como é apelidada – é uma das poucas variantes comercializadas no mercado da joalheria.

COLORAÇÃO

Geralmente de cor verde azulada que pode ser menos ou mais intensa, possui veios brancos e também pode ter alguns pontos em marrom, preto e amarelo.

Amazonita bruta. Fonte: Google


Encontrada principalmente no Brasil e EUA, também pode ocorrer no Canadá, Índia, Birmânia, Quênia, Madagascar, Rússia (de cor mais acentuada) e Áustria.

pedra amazonita russa
Amazonita russa bruta. Fonte: Google


Pode ser opaca ou transparente e por isso, quando usada na joalheria, a preferência é pelos cabochons, como acontece com a prehnita.

cabochon de amazonita
Cabochon de amazonita. Fonte: Google


USOS E PROPRIEDADES

Herança ancestral dos indígenas, muito se fala no poder de cura desse cristal que, segundo a crença geral, pode cuidar do corpo, da mente e do espírito.

Conhecida principalmente como a pedra da boa sorte, é um amuleto que atrai coisas boas, abre os caminhos do sucesso, expande a consciência, aumenta a intuição e a força de vontade.

Favorece os estudos e a criatividade e por isso é muito utilizada por profissionais de atividades ligadas às artes.

CORPO

No campo da saúde física, é também muito recomendada no tratamento de osteoporose, pois fortalece os ossos, amenizando problemas de deficiência de cálcio. Além disso, são inúmeros os usos do cristal para cura, dentre eles, os tratamentos de problemas nos brônquios, pulmões e musculatura do peito, além de diminuir dores de cabeça crônicas e enxaquecas, cólicas e os efeitos da TPM e da menopausa.

MENTE

Por ser uma pedra de equilíbrio e harmonia, é indicada para casos de bipolaridade, pois tranquiliza a mente e o sistema nervoso, o que também melhora a qualidade do sono. Acreditando nisso, muitas pessoas colocam a pedra embaixo do travesseiro em busca de um sono tranquilo.

É a pedra para quem se sente frequentemente sobrecarregado, seja física ou emocionalmente.

ESPÍRITO

No campo energético, a amazonita é extremamente poderosa não somente para trazer boas energias e bloquear as negativas, como também para proteger a aura das radiações de aparelhos elétricos e eletrônicos, o que tem sido cada vez mais importante no mundo em que vivemos hoje.

CURIOSIDADE: Na astrologia, a pedra está ligada aos signos de libra e peixes.


AMAZONITA NA ROSA VALVERDE

Depois deste conteúdo riquíssimo sobre uma das pedras mais poderosas que já se viu, conheça o último lançamento da nossa linha ATELIER Rosa Valverde em AMAZONITA.

Semijoias com design exclusivo e produzidas manualmente com metal banhado a ouro 18k. Já disponíveis no site e em todas as lojas físicas.
Visite a loja de sua preferência ou acesse o nosso site.
Esperamos você!

Fontes:
http://www.lendaviva.com.br/site/amazonita.html
https://shimmernlight.com/products/amazonite-brazil-xq-tumbled-stones
https://geology.com/gemstones/amazonite/
https://www.worthpoint.com/worthopedia/12-72-lb-brazilian-amazonite-rough-1851848069
https://en.wikipedia.org/wiki/Amazonite
https://pedrasecristais.com/pedra-amazonita/
A Bíblia dos Cristais, Autor: Judy Hall, Editora: Pensamento.
Love is in the Earth, Autora: Melody, Editora: Earth Love Books.
Gemas do Mundo, Autor: Walter Schumann, Editora: Ao livro técnico SA.
Pedras Preciosas e Outros Minerais, Autor: G. Brocardo, Editora: Siciliano.
Caminho das Pedras, Autor: Antonio Duncan, Editora: Nórdica.




Envie um Comentário