18/1/2021 • Tendências

CORES DE 2021

Conheça a união inusitada – e até controversa – de elementos que compõe as cores do ano

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating foram as consagradas pela empresa americana como as Cores de 2021, mas não foram unanimidade!

Veja a seguir tudo sobre as cores, inclusive as críticas que receberam da mídia.

BANNER amarelo com mulher de costas com os braços levantados
Imagem de divulgação da PANTONE. Fonte: Google

Todos os anos a PANTONE escolhe a cor que deve inspirar e assim reger todo o setor criativo – do mobiliário à moda -, baseada no comportamento social e acontecimentos do ano anterior, projetando os anseios de consumo da sociedade através das cores.

Devido ao atípico e difícil ano de 2020, a empresa definiu não uma, mas duas cores para este ano, sendo então as cores de 2021 um amarelo vibrante e otimista, escorado em um firme e sólido tom de cinza.

imagem dividida em duas partes iguais, sendo uma em amarelo e outra cinza
Imagem de divulgação da PANTONE. Fonte: Google

A diretora da PANTONE explica as cores:

“A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral.”

– Leatrice Eiseman – DIRETORA EXECUTIVA PANTONE COLOR INSTITUTE



Embora vibrem de formas diferentes, a empresa sugere que as cores sejam apoio uma à outra, trazendo equilíbrio:

banner com as duas imagens que representam as cores e texto indicando o cinza como prático e sólido, e o amarelo como caloroso e otimista.

colagem de imagens que representam as cores de 2021 e o texto que diz "um laço entre o insight, inovação e intuição com respeito pela sabedoria, experiência e inteligência.

colagem de imagens que representam as cores de 2021 com o texto "resistência, regeneração e esperança de que o futuro seja mais iluminado."

colagem de imagens com looks em amarelo e cinza e os textos: "Illuminating é um amarelo brilhante, vivo e alegre que cintila com a vivacidade e a energia do sol." e "Ultimate Gray é um cinza repleto de elementos sólidos e confiáveis ​​que são eternos e oferecem uma base firme. "
painel inspiracional de produtos em amarelo e cinza

Imagem de divulgação da PANTONE. Fonte: Google


Concluindo, a escolha das cores de 2021 é um pedido de que sejamos otimistas, mas com os pés no chão e resiliência, para seguirmos firmes e então mirar dias melhores e iluminados.

Há controvérsias…

Embora a intenção de trazer algo mais alegre após um ano tão imprevisível, a mídia – especialmente da moda – se mostrou decepcionada e até irritadiça com a escolha de Illuminating + Ultimate Gray.

Para alguns, a escolha foi pouco criativa quando poderia ser muito mais ousada e provocativa, para representar o histórico e trágico ano que vivemos.

De acordo com o NY Times, depois de Living Coral em 2019 e Classic Blue em 2020, essa escolha pode não ser o que todos esperavam (talvez um “preto sombrio” seria mais apropriado), mas pode ser o que todos precisam, como uma luz no fim do túnel.

Para a Vogue americana, a PANTONE errou o tom e a revista chegou a afirmar que até o “azul máscara cirúrgica” faria mais sentido. De qualquer forma, a própria publicação notou a presença – já em 2019 – da combinação de amarelo e cinza nas passarelas de marcas como a hypada OFF-WHITE, de Virgil Abloh.

modelo Bella Haddid desfilando com roupa xadrez em amarelo e cinza
Bella Hadid no desfile de Inverno 2019 da Off-White fall
Foto: Alessandro Lucioni / Gorunway.com / Vogue.com

Dito isso, é muito provável que a combinação que já é hype, venha com tudo nos looks mais antenados de 2021.

As cores de 2021 na moda

Que tal se inspirar em algumas produções com as cores de 2021 para arriscar e ousar mais neste ano?

Afinal, um pouco de otimismo e alegria não fazem mal a ninguém.


Illuminating + Ultimate Gray nos acessórios


Para quem é mais discreta, pensamos em transportar o duo das cores de 2021 para os metais e misturar metais prateados com dourados. Fica incrível!

A tendência desse mix de metais já vinha aparecendo no ano passado e nós apostamos que virá ainda mais forte neste ano.

banner com imagem de inspiração das cores de 2021 e dois colares com correntaria e fecho coração

Nosso veredito final é que: GOSTAMOS! E você o que achou?

Conta pra gente nos comentários!



Envie um Comentário